-
Arquitetos: Architects Ink
- Área: 620 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Sam Noonan
-
Fabricantes: Artemide, Astra Walker, CDK stone, Lo&CO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída em torno de uma árvore existente, a Casa Jacarandá é uma casa familiar robusta, localizada em Adelaide, Austrália, que celebra a interação entre a paisagem e ela mesma. Os clientes buscavam uma casa de baixa manutenção projetada para entretenimento, com acesso abundante a áreas externas funcionais para facilitar um estilo de vida ativo. Além disso, eles desejavam espaços que oferecessem separação mas que mantivessem a conexão.
Como uma vila romana, a Casa Jacarandá é formada por uma série de volumes de alvenaria. Como se irradiassem de um jacarandá existente, estes volumes contêm a suíte master, living, espaço das crianças e áreas de serviço. Sua colocação aborda as condições existentes do local junto com o contexto construído ao seu redor, articulando a forma geral. Dividido em dois andares, a área de ocupação do térreo é reduzida, maximizando o tamanho do quintal onde a piscina e a quadra de tênis existentes foram mantidas.
Unidos pela galeria de entrada, cada volume fica em um nível diferente, respondendo às mudanças na topografia do terreno e definindo claramente uma área da outra. A variação nos níveis de piso e pé-direito, juntamente com a colocação consciente de pátios, vazios, aberturas e claraboias criam uma sequência dinâmica de espaços. As vistas entre e através das áreas alcançam uma camada de espaço, mantendo a conexão através de áreas separadas.
Detalhes sob medida combinados com materiais duráveis e ricos em textura são parte integrante da personalidade da Casa Jacarandá. Uma paleta ordenada de tijolo branco, concreto e vidro foi selecionada por sua cor, textura, valor, capacidade estrutural e durabilidade. Garantindo a continuidade, os materiais são consistentes interna e externamente. Devido à relação simbiótica entre a arquitetura e a paisagem, a materialidade e a composição dos espaços externos foram desenvolvidas em estreita colaboração com o arquiteto paisagista.
Por estar voltado para o oeste, pequenas aberturas estão espalhadas pela fachada frontal. A extensão da alvenaria transmite uma sensação de solidez e permanência, suavizada pela extensa vegetação existente mantida no jardim da frente, que proporciona privacidade e o sombreamento do sol forte da tarde. Uma porta pivotante personalizada fica no centro da fachada frontal. Envidraçada, a porta oferece transparência, mantendo a privacidade e uma sensação de antecipação antes de entrar.
Na parte traseira, uma fita de concreto em balanço liga o interior ao exterior, formando um dossel sobre o terraço da piscina e entretenimento ao ar livre. Internamente, o peso do concreto pairando acima enfatiza a liberação de volume sobre as zonas de convivência, onde as luminárias pendentes ajudam a manter a intimidade em escala. Os espaços habitacionais rendem-se ao exterior através de grandes vãos de vidros operáveis onde sobressai um volume de alvenaria, equilibrando solidez e transparência.
Há uma apreciação e manipulação da luz através; raios em evolução de claraboias e janelas altas; ambiente de pátios adjacentes, salpicado pela folhagem; e xadrez através de alvenaria perfurada. Uma performance diária de luz dançante em toda a arquitetura mostra as variações de textura e tom dos materiais, enriquecendo a experiência espacial. As camadas de espaço, textura e luz nutrem a interação com a natureza e entre si, tornando a Casa Jacarandá uma casa para ser desfrutada por familiares e amigos.